Napoleão Bonaparte

Dizem que Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em quatro tipos :

1 – Os inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais, estrategistas.
2 – Os inteligentes sem iniciativa, ficavam como oficiais que recebiam ordens superiores e as cumpriam com diligência.
3 – Os ignorantes sem iniciativa, eram colocados à frente da batalha – buchas de canhão, como dizem.
4 – Os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.

Essa grande sabedoria de Napoleão serve também para a nossa empresa. Será que também não temos em nosso “exército napoleônico”, que é a empresa de hoje, esses três tipos de “soldados”? E não serão todos necessários?
Pense bem. Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma. Alguém tem que estar no front. Obedientes oficiais (diretores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra. Soldados (colaboradores) dedicados, sem comando, sem chefia, sem direcionamento, também não trazem sucesso à batalha. Portanto, precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.
Mas, assim como Napoleão, devemos nos livrar, o mais rapidamente possível, dos ignorantes com iniciativa. Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve. Um ignorante com iniciativa nos faz perder bons clientes, bons fornecedores. São os ignorantes com iniciativa que fazem produtos sem qualidade porque resolvem alterar processos definidos. Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco. Não precisamos dele. Nem Napoleão os queria.

E sua empresa? Você identifica em sua empresa os quatro tipos de soldados de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você tem sabido se livrar dos ignorantes com iniciativa?

O autor: O Professor Luiz Marins é antropólogo e consultor

Um comentário sobre “Napoleão Bonaparte

  1. IIIIh, ignorantes com iniciativa infestam 99% das nossas casas legislativas e os executivos. Napoleão não viveria aqui no Brasil, certamente. E nós, se pudessemos escapulir, já teríamos ido embora há muito tempo.Que vergonha. Napoleão já sabia disso naquela época e nós ainda não aprendemos como consertar nosso País. 2014 e 2016 vem aí e é certamente a ocasião.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s